sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PUBLICAÇÃO NO PORTAL ODM - 06/2010






























ODM

Metodologia de ensino promove os ODM e o empreendedorismo social

Ideia é que ações pelos ODM na empresa e no meio familiar se expandam para a sociedade

07.06.2010 | Rejane Bressan
Metodologia de ensino promove os ODM e o empreendedorismo social
Uma metodologia inédita, desenvolvida em Curitiba desde 2005, está motivando dezenas de jovens a aplicar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e conceitos como sustentabilidade e qualidade de vida nas atividades práticas de um curso de iniciação profissional. Batizado como Cidade Júnior, o método promove o trabalho social em empresas durante a realização de cursos no Programa de Aprendizagem. Estas empresas demandam atividades de empreendedorismo social, cidadania e solidariedade, que são desenvolvidas no meio familiar.

Segundo a educadora Rejane Bressan, o método busca desenvolver a cidadania por meio do conhecimento da própria realidade dos estudantes. Nestes cinco anos de desenvolvimento do Cidade Júnior, o método - que tem material didático próprio - já foi estudado e aplicado entre cerca de 1200 pessoas. São jovens do curso de Gestão Administrativa com Sustentabilidade e de Logística do SEST-SENAT de Curitiba, do Movimento Nacional para Recuperação das Empresas Brasileiras - MNREB e estudantes de colégios de Ensino Fundamental e Médio de Curitiba.
Pela sociedade
O método é embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei da Aprendizagem e na Consolidação das Leis Trabalhistas. A ideia é que as estratégias criadas pelos jovens para melhorar os indicadores de sustentabilidade do ambiente familiar, pautados nos 8 ODM, estendam-se e para a comunidade, contribuindo para a sustentabilidade e a qualidade de vida da sociedade.
Desenvolvido por Rejane Bressan, a partir da orientação técnica do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) e do Instituto Promoção de Desenvolvimento (IPD) e com o incentivo da Procuradora do Trabalho Mariane Josviak, o Cidade Júnior é também objeto de pesquisa de Mestrado em Tecnologia, sob a orientação da professora PhD. Sonia Ana Leszczynski, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.



Na foto: Rejane Bressan, criadora do Método Cidade Júnior; Iraci Bara, coordenadora de desenvolvimento profissional do SEST SENAT; Joelma Freitas, agente multiplicadora do SEST SENAT; Juçara Negreiros, diretora do SEST-SENAT de Curitiba e Sonia Ana Leszczynski, professora PhD.- orientadora da pesquisa de mestrado - e Chefe do Departamento de Educação da UTFPR.

Comentários

Thales Mendes 09.08.2010 as 12:38

Eu aprovo a ideia por que sei que da certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário