sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1º SEMINÁRIO DA APRENDIZAGEM 2011

No dia 08/10/2011 aproximadamente 170 pessoas participaram do 1º Seminário da Aprendizagem realizado pelo Instituto Cidade Júnior, no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), às 09h30min, onde Regiane Bressan Sizenando, Presidente do Instituto Cidade Júnior cumprimenta a todos e convida a Profª PhD. Sônia Ana Leszczynski, Chefe do Departamento de Educação da UTFPR para realizar a abertura do evento. Nesse momento, apresenta em poucas palavras a trajetória do trabalho científico que é realizado no Instituto Cidade Júnior, e em seguida apresenta os palestrantes convidados: Vereador Luiz Felipe Braga Côrtes, Elenita de Toledo Barros, José Manuel Kantek, tendo como mediadora a Profª Msc. Rejane Bressan – Diretora do Programa de Aprendizagem do Instituto Cidade Júnior.

TEMA 1
A Importância da Família no Desenvolvimento do Aprendiz
Vereador Luiz Felipe Braga Côrtes



O Vereador Luiz Felipe Braga Côrtes iniciou o evento com seu depoimento sobre a relevância do envolvimento do Estado e do Poder Público no desenvolvimento profissional dos jovens. Enfatizou a importância da participação do Poder Legislativo nesse processo de maneira a auxiliar o encaminhamento dos jovens no mundo do trabalho. Encerrou sua fala com um breve depoimento sobre a importância da Família no desenvolvimento dos aprendizes. 
E, logo após, o Vereador entregou aos representantes das empresas conveniadas ao Instituto, Certificados da Câmara Municipal de Curitiba, conferindo reconhecimento pela contribuição das empresas no desenvolvimento desse Programa Social em conjunto com o Instituto Cidade Júnior.

TEMA 2
As Determinações do Ministério do Trabalho e Emprego para o Programa de Aprendizagem 
Elenita de Toledo Barros



A palestrante Elenita de Toledo Barros, Especialista em Recursos Humanos e Diretora do Instituto BETLEN de Desenvolvimento Profissional, orientou os participantes do evento sobre “As Determinações do Ministério do Trabalho e Emprego para o Programa de Aprendizagem”. 


TEMA 3
O Caminho da Conquista
J. Kantek



Os Aprendizes, Familiares e Convidados trilharam “O Caminho da Conquista” sob a regência do palestrante José Manuel Kantek, Mestre em Ciências da Administração e Diretor Executivo da Rose Petenucci Chocolates e Biscoitos Finos.

Encerramento
No encerramento do evento foi enfatizada a importância da participação dos Aprendizes, das Famílias e das Empresas no desenvolvimento do Programa de Aprendizagem, sendo estes os maiores beneficiados, pois os resultados apreendidos refletem na sociedade. 
A Profª Msc. Rejane Bressan encerrou o evento apresentando a Equipe de Profissionais que integra o Instituto Cidade Júnior, os Gestores de RH das empresas conveniadas e agradeceu a importante presença de todos.

No palco, Profª Msc. Rejane Bressan, Prof. André Ambrózio Dias, 
Profª Maria F. Menegasso, Profª Sandra I. Olímpio, 
Profª Vanda de Camargo e o Palestrante J. Kantek.