quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE

Em 1992, foi realizada a Eco-92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento sediada no Rio de Janeiro, Brasil. Nessa Conferência foi utilizado o conceito que discutia o futuro comum dos habitantes da Terra. Esse conceito tornou-se o princípio fundamental da Agenda 21, na qual foram aprovadas inúmeras metas por mais de 160 países envolvidos.

Em 2002, a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Johanesburgo, África do Sul. Esse evento aprofundou o conceito de sustentabilidade, amparando-se na sistematização do tema, dando origem ao conceito "tripé da sustentabilidade". Esse conceito abrange os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que se desenvolvem de forma inextricável.

Esse novo parâmetro determina que a sustentabilidade depende dos três aspectos estarem se desenvolvendo de forma interdependentes e positivamente. Ou seja, essa nova percepção pressupõe que as pessoas, o Planeta e o retorno financeiro sejam contemplados qualitativamente em toda forma produtiva, desde o ambiente familiar até as relações de trabalho desenvolvidas pela sociedade.