Uma metodologia inédita, desenvolvida em Curitiba desde 2005, está motivando dezenas de jovens a aplicar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e conceitos como sustentabilidade e qualidade de vida nas atividades práticas de um curso de iniciação profissional. Batizado como Cidade Júnior, o método promove o trabalho social em empresas durante a realização de cursos no Programa de Aprendizagem. Estas empresas demandam atividades de empreendedorismo social, cidadania e solidariedade, que são desenvolvidas no meio familiar.
O Método Cidade Júnior é embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei da Aprendizagem e na Consolidação das Leis Trabalhistas. A ideia é que as estratégias criadas pelos jovens para melhorar os indicadores de sustentabilidade do ambiente familiar, pautados nos 8 ODM, estendam-se para a comunidade, contribuindo para a sustentabilidade e a qualidade de vida da sociedade.
Este é um exemplo de ação pelo Objetivo 8 - Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento
Segundo a educadora Rejane Bressan, o método busca desenvolver a cidadania por meio do conhecimento da própria realidade dos estudantes. Nestes cinco anos de desenvolvimento, o Cidade Júnior já foi estudado e aplicado por cerca de 1200 pessoas.